About Image

O colégio Americana é particular, atendendo do berçário ao fundamental II, potente, dinâmica, comprometida com o bem-estar das crianças e em oferecer os melhores contextos para o seu pleno desenvolvimento.

O principal objetivo é o desenvolvimento dos alunos no que se refere aos aspectos social, cognitivo, físico e afetivo.

Para fundamentar esta prática, a direção pedagógica foi buscar no PROEPRE: programa de educação pré–escolar e ensino fundamental sustentação para a implementação de ações coerentes ao processo de ensino e aprendizagem que vislumbrasse, desde o planejamento anual e diário, aos espaços físicos necessários para que a escola pudesse realizar a sua proposta pedagógica de maneira eficiente.

Os professores da instituição, assim como a equipe gestora, participam, anualmente, de cursos de aperfeiçoamento, além de outras formações que implementam o programa PROEPRE, curso oferecido na Universidade de Campinas UNICAMP, pelo órgão Extecamp, em parceria com a faculdade de Educação da mesma universidade, com duração de 360 horas.

O objetivo é que os alunos tenham a oportunidade de escolherem o caminho para alcançarem seu sucesso pessoal, profissional e, o mais importante, que sejam felizes!

O diferencial de seus propósitos, o desenvolvimento primoroso que seus alunos apresentaram, aliados à constante formação de seus professores, permitiu que a escola ampliasse seus níveis de atuação e, em 2005, foi implantado o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano e, em 2013, o Fundamental II - 6º ao 9º ano - em sua proposta de trabalho educacional e o nome da instituição foi alterado para Colégio Americana.

O objetivo primeiro dessa instituição continua sendo oferecer às crianças de Americana e região uma educação de elevada qualidade, por isso valoriza uma proposta pedagógica construtiva, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de pensar, da afetividade, da interação social, da autonomia intelectual e moral, além da preocupação com a formação cidadã, com os valores da família e com a admiração e respeito à cultura do país.

Atualmente, os professores continuam sendo orientados a frequentar o curso oferecido pela Extecamp e a participar de outras formações e consultorias que acontecem no próprio colégio sob a responsabilidade da “Consultoria EKonos.”

São diferenciais que traduzem a singularidade do Colégio Americana:

Compromisso com a cultura da infância – vivências de brincadeiras tradicionais, contato com a Natureza e respeito a necessidades da criança.

• Valorização da cultura e da arte – os eventos escolares e as propostas de trabalho são vistas como oportunidade para aproximar a criança do que é belo, significativo e original.

• Incentivo à convivência social – ênfase ao diálogo, à resolução pacífica de conflitos, à convivência respeitosa no cotidiano e fora do ambiente escolar.

• Uso inteligente e criativo da tecnologia – uso de plataformas e equipamentos tecnológicos para implementação do currículo e orientações para uso das redes sociais.

• Propostas investigativas – valorização e incentivo para que os alunos mantenham uma atitude curiosa e questionadora nas situações da vida e dos estudos.

• Educação para o consumo e incentivo a ideias empreendedoras.

• Ênfase no estudo dos contos clássicos: utilizar os recursos da Língua Portuguesa para construir os recursos da comunicação escrita clara e objetiva.

Ao longo dessa trajetória, o colégio já publicou inúmeros artigos e reportagens em revistas e jornais sobre a metodologia e organização da escola.

Todo este reconhecimento só nos impulsiona a continuar buscando um ensino de qualidade, voltado para o futuro e para a vida!

O Colégio Americana está localizado na rua Cabo Oswaldo de Moraes, 152, instalado em sede própria, na cidade de Americana, São Paulo, e atende crianças de três meses ao 9º ano do Ensino Fundamental.