Amostra Cultural 2021

A Mostra cultural é um momento que escolhemos para mostrar a comunidade parte das pesquisas e estudos que estão realizando sobre temas relacionados aos interesses ou necessidades dos alunos da própria classe.

A escolha do assunto e suas ramificações a serem estudadas pela classe; a realização e os registros das descobertas e a participação na Mostra Cultural são três grandes momentos dessa atividade que tem como objetivos:

Encorajar alunos e professores para que tragam situações reais para a escola, a fim de que ESTABELEÇAM CONEXÕES com os conteúdos escolares;

Compartilhar com as famílias as descobertas e o próprio ambiente de aprendizagem que as crianças e jovens da escola estão inseridos;

Valorizar as pesquisas e documentações que as classes estão realizando e PARTILHAR com toda a comunidade escolar essas descobertas;

Estimular os estudantes de maneira a avançarem no conhecimento científico e interdisciplinar, despertando o interesse pelo aprendizado;

Proporcionar mais um momento de vivência entre as famílias e a escola;

Compreender na prática que os conteúdos escolares e o currículo são, apenas, uma TRILHA QUE PODE FAVORECER E FORTALECER AS DESCOBERTAS e pesquisas dos próprios alunos. Esse movimento envolvendo toda a comunidade escolar do Colégio Americana busca inspirações nacionais e internacionais, fortalecendo seu trabalho pedagógico e tornando cada vez mais visível seu projeto diferenciado de educar.


1ºA – Vivências brincantes - As brincadeiras entrelaçam-se com o aprendizado, elas estão presentes na interação com o espaço. É através da exploração e da criação de movimentos que nas brincadeiras as estratégias de investigações são elaboradas.
Criar é uma ação fundamental para que a brincadeira se manifeste de maneira livre, intensa e significativa. Interpretar o brincar das crianças é, inicialmente, criar contextos que potencializem e fomentem a lógica e o pensamento mais estruturante da criança.


 2ºA – Ressignificando o espaço da escola. Escola é um espaço gostoso de estar? Que se cria regras, limites, se conhece o outro?
Através de vivências os alunos estão conhecendo a história do Colégio Americana e refletindo na prática como as trocas com os colegas, os sonhos, a organização de estratégias, podem fazer as pessoas crescerem e construírem novos conhecimentos sobre si e sobre o outro, sobre a família.


 3ºA – Sentimento de pertencimento a uma cidade - Os lugares e monumentos históricos tem muito a nos contar. Até uma calçada pode nos contar algo sobre onde vivemos... E por que é importante cuidar desses lugares?
Ao resgatar histórias importantes sobre a cidade de Americana, os alunos do 3º A descobriram que ações simples também são fundamentais para construir uma cidade mais justa, ética e humana e que os alunos e alunas podem ser lembrados por pequenas atitudes que fazem diferença. Na apresentação vocês vão ver o que eles pensaram que poderiam fazer a diferença.


 4ºA – Justiça ou injustiça? Através das reportagens que os alunos levaram para a sala, nas assembleias começaram a observar e questionar o motivo de ter tanta diferença no dia a dia das crianças em relação a alimentação, a moradia... Como criança o que é possível fazer? O que podemos fazer para diminuir essa diferença? Através desta temática os alunos estão sendo convidados a pensar nas próprias atitudes e ações que possam ter para que pequenas mudanças comecem a acontecer.


 5ºA – Indígenas - um povo que tem seus direitos e modos de viver. Algumas hipóteses tem sido levantadas, como: “Acho que tem indígenas em todos os lugares, porque existem desde sempre”; “eles estão em lugares onde há mais recursos, como a Amazonas”; “Os indígenas estavam tentando entender os portugueses quando chegaram aqui”; “Se os portugueses gostam de Cristo que criou a Terra, por que destroem a Terra”; Entender e respeitar a cultura dos povos indígenas é a temática desenvolvida pelo 5º A que contribui para a compreensão dos estudos de História e Geografia de uma forma mais abrangente do que aquela que estão nos livros. Tem sido muito desafiador.


 1ºB – Há tempo para tudo? Está na hora do parque? Estou com fome! Falta muito para ir embora? Que saudade da minha mãe.
Nas vivências do cotidiano as crianças expressam seus sentimentos e teorias acerca do tempo. O que fazer se pudermos fazer tudo? Se fizermos tudo o que queremos ficaremos felizes? Essas e outras interrogativas tem proporcionado aos meninos e meninas uma reflexão sobre a vida e como se organizar diante dos acontecimentos. Essas são ações que ainda geram dúvidas: o que vem primeiro? O que faço agora? mas através de assembleias vamos refletindo e aos poucos avançando nas hipóteses.


 2ºB – Quem ser adapta? Ambiente ou ser vivo? Cenário ou personagem? Esses questionamentos estão sendo importantes para a coerência e ampliação do nível de produção de texto proposto. A partir da ampliação de repertório, acolhimento dos sentimentos, autoconhecimento, analise de situações reais vem ajudando os alunos a serem criteriosos ao por no papel suas ideias.


 3ºB – Um olhar curioso aos espaços da cidade onde vivemos. As crianças do 3° ano iniciaram o ano com questionamentos diante dos próprios desenhos realizados. "Como cabe aqui?", "É pequeno ou grande?", "Como faço?", "Aonde fica?". Essas e outras curiosidades permitem a construção de um olhar apurado ao espaço, sua proporção, dimensão e perspectiva. Neste sentido, o 3° ano vem relacionando e comparando com suas investigações dos patrimônios históricos da cidade onde vivemos.


 4ºB – Justiça ou injustiça? Através das reportagens que os alunos levaram para a sala sobre enchentes e desmoronamento começaram a observar e questionar o motivo de tanta diferença na infraestrutura de onde as pessoas vivem. Quem determina o local que cada família vai morar? Quem cuida da infraestrutura da cidade, estado? Quem pode ajudar? Por que em alguns lugares está seco e em outros tem enchente?
Através desta temática os alunos estão sendo convidados a pensar nas próprias atitudes e ações que acabam impactando o meio ambiente.


 5ºB – Como os sistemas do corpo se relacionam entre si?
Quantos órgãos existem no corpo? O que são as veias e artérias? Como o intestino cabe dentro do nosso corpo? Qual o primeiro movimento para a formação do corpo? Por onde começa? Coração, pulmão, pressão arterial, tecidos, esqueleto...nossa, quanta coisa para poder fazer um único movimento. Dos pequenos detalhes até às informações mais complexas, os alunos fazem observações, pesquisas, e experiências, e aprofundam o conhecimento.


Imagem3 Imagem4 (1) Imagem4 Imagem5 (1) Imagem5 Imagem5 Imagem6 (1) Imagem6 (1) Imagem6 Imagem7 (1) Imagem7 (2) Imagem7 (3) Imagem7 Imagem8 (1) Imagem8 (2) Imagem9 (1) Imagem9 (1) Imagem9 Imagem9 Imagem10 (1) Imagem10 (1) Imagem11 (1) Imagem11 Imagem12 (1) Imagem12 (1) Imagem12 Imagem12 Imagem13 (1) Imagem13 (1) Imagem13 Imagem13 Imagem14 Imagem15 Imagem16 Imagem16 Imagem17 Imagem17 Imagem18 Imagem20 Imagem23 Imagem29 Imagem30 Imagem32 Imagem33 Imagem34 Imagem35 Imagem37 Imagem38 Imagem41 Imagem53 Imagem57 Imagem60 Imagem61 Imagem66 Imagem69 Imagem1 (1) Imagem1 (1) Imagem1 Imagem2 (1) Imagem2 Imagem3 (1) Imagem3 (1) Imagem3 jquery conflict with lightboxby VisualLightBox.com v6.1

voltar